Conheça a história de 5 mulheres brasileiras empreendedoras

Publicado em às 11h30

O empreendedorismo é uma das ferramentas que leva mulheres a desempenharem funções de destaque no mercado, o que é uma das principais formas de empoderamento das mulheres hoje em dia, fazendo com que elas tenham seu próprio negócio e trabalhem com o que realmente gostam e acham importante para seu desenvolvimento pessoal.

No Brasil temos diversas histórias de empreendedorismo envolvendo grandes mulheres, que viram em dificuldades do dia a dia uma boa oportunidade, ou que com insights e iniciativas modernas conseguiram fazer crescer negócios de família que já existiam antes.

Mesmo que em grandes corporações o cenário seja diferente, onde apenas 0,2% das empreendedoras do Brasil são sócias de grandes empresas, um estudo da Serasa Experian mostrou como as mulheres estão crescendo no Brasil: atualmente mais de cinco milhões de brasileiras são empreendedoras e estão à frente de 43% dos negócios do país, a maior parte delas (98,5%) atuando como MEI ou sócias de micro e pequenas empresas.

Existe inclusive a Rede Mulher Empreendedora, fundada em 2010, sendo um espaço dedicado ao empreendedorismo feminino, veiculando notícias, informações, dicas e discussões pertinentes ao tema. O objetivo é unir e apoiar mulheres empreendedoras em todo o país e a plataforma conta hoje com mais de 36 mil pessoas cadastradas.

Confira abaixo algumas dessas histórias (incluindo algumas empreendedoras no ramo da moda) e se inspire, seja empreendedora também!

– Alergoshop – Sarah e Julinha Lazaretti

As irmãs criaram uma empresa que é essencial para os alérgicos: a Alergoshop, que fornece uma grande variedade de produtos para quem tem restrições devido a alguma alergia. A ideia surgiu depois que a filha de Sarah nasceu e a mãe não conseguia achar produtos para cuidar da filha, que tinha uma série de alergias. Ela falou com sua irmã, que fazia mestrado na área de alergia, e juntas elas viram um grande espaço para empreender. Desde sua criação (em 1993) a Alergoshop já cresceu muito e hoje tem um catálogo com cerca de 280 produtos para alérgicos, tem lojas e pontos de revenda em vários estados e está se expandindo como franquia, chegando ao Brasil todo também através de loja virtual.

 

– Instituto Beleza Natural – Zica Assis

O Instituto Beleza Natural é referência para cuidados com cabelos cacheados e a ideia de investir nesta área surgiu dos cabelos de Heloísa (Zica) Assis, que já trabalhou como babá, empregada doméstica e faxineira e percebeu em seus cabelos cacheados uma ideia para empreender. Ela não estava satisfeita com a aparência dos fios e não encontrava bons produtos no mercado. Disposta a encontrar uma solução para manter seu cabelo natural. a empreendedora fez um curso de cabeleireira e começou a criar e testar fórmulas de produtos. Percebendo a oportunidade de levar o produto para outras mulheres que tinham o mesmo tipo de cabelo, Zica e mais três sócios juntaram-se para abrir o primeiro salão do Instituto em 1993 e desde então o sucesso não parou de chegar. Como o nicho era pouco explorado o salão começou a encher e precisou ser expandido. Hoje o Instituto conta com mais de 40 endereços em vários estados brasileiros. Com o sucesso da empresa, Zica figurou a lista das dez empresárias mais poderosas do Brasil, segundo a revista norte-americana Forbes.

– Patricia Bonaldi

Além do talento inegável da designer de moda Patricia Bonaldi, o sucesso de sua marca própria veio por causa de sua aptidão como empreendedora também! Ela estreou no mercado com uma loja multimarcas de artigos para festas, mas a venda de roupas fez com que ela enxergasse o desejo das clientes de terem peças diferentes, customizadas e deste insight ela aproveitou para apostar em peças próprias com detalhes e bordados impecáveis, fundando assim a marca que leva seu nome e em 2012 criou sua segunda marca, a PatBo. Hoje Patricia tem três lojas próprias e comercializa suas marcas em mais de uma centena de lojas multimarcas no Brasil, além de chegar a países da Europa, Estados Unidos e Oriente Médio.

– Cecilia Prado

As peças da estilista Cecilia Prado já ganharam o mundo e a empreendedora conseguiu destaque no mercado de moda graças à inovação que trouxe para um negócio que já estava em sua família. A mineira transformou a fábrica de tricô da família, trazendo a técnica para sua marca e inovando com a criação de peças com design contemporâneo e toques artesanais. A ideia fez tanto sucesso que não demorou para que as criações de Cecília começassem a ser vendida em várias partes do Brasil e ainda no exterior (a marca é exportada desde 2006). Atualmente Cecilia tem duas lojas próprias em São Paulo e vende suas peças em lojas multimarcas e de departamento em mais de 20 países espalhados por toda a América, Europa, África, Oriente Médio e Ásia.

– Blue Tree Hotels – Chieko Aoki

Chieko já figurou também na lista de mulheres de negócios mais poderosas do Brasil, de acordo com a Forbes, em 2013. A empresária é fundadora e presidente de uma das maiores redes hoteleiras do país, a Blue Tree Hotels. Antes de liderar sua própria empresa, Aoki trabalhou em outros negócios no Brasil, Europa, Ásia e Estados Unidos. Ela está no segmento hoteleiro desde a década de 1980, quando era diretora de marketing e vendas em uma rede de hotéis de luxo. Dentro da empresa Aoki aprendeu muito e construiu uma carreira com crescimentos expressivos e em alguns anos tinha chegado à presidência da rede. Em 1997 ela resolveu utilizar o conhecimento que acumulou para empreender e foi assim que fundou a rede Blue Tree Hotels que segue o conceito de hotéis de luxo e resorts e atualmente conta com mais de 20 unidades espalhadas por vários estados brasileiros. Ela é atuante no mundo do empreendedorismo: faz parte do LIDE (Grupo de Líderes Empresariais) e do LIDE Mulher, além de ser parte integrante do Conselho de Empresários da América Latina (CEAL) e da Academia Brasileira de Marketing.

– Dudalina – Sônia Hess/ Adelina Clara Hess

A mãe de Sônia, Adelina Clara Hess de Souza, começou a produzir camisas para vender depois de comprar tecidos demais e perceber que podia ganhar com as sobras na década de 1950. As peças foram vendidas em um caminhão pelo estado de Santa Catarina e foi assim que começou a Dudalina. Hoje a marca é uma das maiores marcas de camiseta da América Latina e atualmente é comandada por Sônia Hess, que trabalhou na empresa da família por 19 anos e antes de chegar à presidência se destacou por seu talento com vendas. Em suas mãos a empresa tornou-se referência em qualidade no Brasil e em outros países. Pouco mais de dois anos depois de ocupar o cargo de presidente da Dudalina, a empreendedora conseguiu o feito de aumentar em 50% o faturamento do negócio. Hoje a empresa fabrica também t-shirts, calças e camisetas polo, além das tradicionais camisas. Com fábricas em Santa Catarina e no Paraná, a Dudalina produz para grandes clientes como: Zara, Daslu e Levi’s.