Vitrine on-line: como crescer as vendas no mundo digital

Publicado em às 15h32

Muitos comerciantes já se atentaram ao poder das redes sociais para divulgar seus produtos e, consequentemente, aumentar suas vendas. Mas não basta apenas criar um perfil para a sua marca e alimentá-lo de qualquer jeito: existem regras e técnicas que você pode seguir para ter uma performance melhor, tanto no engajamento das redes sociais quanto no fechamento de caixa no final de cada mês.

Aqui, te contamos um pouco sobre como usar o Instagram como uma ferramenta de negócios.

Mas, antes de qualquer look ser postado no feed, é importante estabelecer alguns padrões de qualidade no funcionamento e no posicionamento da marca, que vão ditar todo o futuro do seu sucesso. Confira as dicas:

Relacionamento

Hoje em dia, é importante mostrar que sua marca é humana e se importa com as relações com o público e sua equipe. Ou seja, o consumidor não quer ser visto apenas como uma porcentagem ou meta a ser atingida. Isso quer dizer que, além de toda a qualidade de suas peças e do serviço prestado, você deve se preocupar em manter uma comunicação harmônica e que esteja em sintonia com as pessoas que conversam com a sua marca. Para isso, procure sempre ter um contato cordial tanto nas DM’s quanto no WhatsApp e mostre que seu cliente é sempre lembrado com carinho.

Estoque

Por trás do celular, a loja precisa funcionar com organização e atenção aos detalhes. Por isso, cuidar do estoque é um dos passos mais importantes para manter as vendas correndo bem. Além de ter o controle de todas as cores e tamanhos disponíveis, não se esqueça de ter uma tabela do que entra e sai no estoque para evitar conflitos e pedidos que, depois de finalizados, não podem ser efetuados.

Fidelização

Fidelizar clientes é tão importante quanto conquistar novos (além de ser mais barato, é mais lucrativo). Um cliente fiel tende a comprar o dobro, pois já conhece, confia e está acostumado com a sua marca. Por isso, procure trabalhar com ações e descontos especiais para aquele público que é fiel com seu negócio e não se esqueça de sempre exaltar a importância dessas pessoas para o seu crescimento.

Segurança

Mantenha todos os dados atualizados e siga alguns protocolos básicos para garantir a segurança do seu consumidor e da sua loja. Uma boa dica é manter os softwares de antivírus ativos e sempre conferir os comprovantes de pagamento antes de disparar as entregas. Aqui te contamos um pouco mais sobre como fugir de golpes nas compras on-line.

Agora que você já sabe como preparar o terreno “por trás das câmeras”, vamos aos próximos passos: como montar uma verdadeira vitrine on-line para atrair clientes e arrasar nas vendas.

Criatividade

A criatividade é um elemento fundamental para o sucesso do seu perfil, por isso não se limite e utilize tudo o que você tem a seu favor. Seja com enquetes nos stories, dicas no IGTV ou promoções especiais no feed, o que vale mesmo é criar conteúdos realmente relevantes e que destaquem o seu produto para o consumidor final.

Harmonia

A harmonia do feed é muito importante esteticamente e pode ser essencial para criar as emoções ideais no momento de compra. Por isso, utilize-a da melhor maneira, fazendo combinações entre as fotos e deixando a comunicação bem redonda entre as postagens.

Elementos

Uma venda on-line deve trazer todos os detalhes à vista, já que o cliente não poderá, de fato, ver a peça antes de comprar. Por isso, foque em detalhes, acabamento e combinações para que a experiência seja tão real quanto aquela em que o público vivencia em uma loja física.

Produção

Nada de tirar fotos de qualquer jeito e já publicar no perfil. Tenha atenção e carinho para produzir boas fotografias, com iluminação e enquadramento impactantes. Além de ficar mais bonito visualmente, você acaba valorizando ainda mais o seu produto. Caso não tenha experiência na área, procure algumas dicas e tutoriais na internet para fazer o trabalho ficar mais bonito.

Manutenção

Para manter o perfil sempre ativo e presente na timeline do seu público, faça questão de manter a manutenção da conta em dia. Crie padrões de postagens e esteja sempre ativo para responder comentários e mensagens diretas. É importante citar que o que vale não é a quantidade, mas sim a qualidade da sua presença no meio digital.

Atualização

As redes sociais mudam todos os dias e o comportamento do consumidor não fica pra trás. Isso quer dizer que você sempre deve se atualizar e ficar por dentro das novidades das plataformas e, claro, do mundo da moda. Que tal dar uma conferida em blogs especializados para ficar cada vez mais por dentro das estratégias digitais?

E aí, o que achou das nossas dicas? Vale lembrar que, assim como na loja física, o cliente deve ser bem atendido e ficar em primeiro lugar no mundo digital também. Por isso, converse com a equipe e faça esse esforço para deixar sua marca sempre em primeiro lugar no coração (e nas compras) do seu público.

A família Mega Moda está aqui para te ajudar a crescer cada vez mais. Fique de olho no blog e nas redes sociais para as próximas dicas.